Na senda de dar cada vez mais valor e visiblidade aos bloggers, começamos com Kratos “C.E.O” do blog LusoHipHop “4 Anos” que nos fala uma pouco sobre o que é ser blogger e sobre o Lusohiphop de modo resumido. Leia a entrevista…


LUSO_HIPHOP_LOGO_2_thumb[4]1. Para além do que nos informa no seu blog quais foram as outras razões que lhe levaram a criar o Lusohiphop.net? Tiveste algum facto ou momento que serviu de inspiração?

Quando andava na faculdade, chamavam-me “Traficante”, porque distribuía músicas para alguns colegas e amigos e muitas delas eram novidades. Sempre que tinha novidades, passava ao pessoal amante do hip hop. Alguns me tratavam como “o wi das novidades”, então resolvi criar o blog para expandir ainda mais essas novidades. Momento que serviu de inspiração? A falta de ter o que fazer… Foi num domingo, na madrugada de 23 de Dezembro de 2007, farto de estar na net decidi criar um blog. Mas criei e abandonei, o meu irmão quando acordou viu aquilo e decidiu dar os primeiros passos e os primeiros posts também do Lusohiphop.net.

 

2. São quatro anos de Lusohiphop, alguma vez já pensou em desistir?

Já, o ano passado. Passei a ter mais responsabilidades quer na minha vida pessoal como na profissional, o que me deixava com muito pouco tempo para o blog. Mas hoje já consigo equilibrar um pouquinho mais, vamos ver como correm as coisas.

 

3. Dentro daquilo que é a tua actividade como você avalia hoje os meios de promoção e divulgação do hip hop lusófono?

Hoje a Internet tem sido a maior fonte de divulgação do hip hop angolano em específico e lusófono no geral. A forma mais viável para um rapper lusófono ganhar espaço e/ou popularidade em outro país lusófono (e não só) é através dos blogs e redes sociais como Facebook e Twitter. Acho que devia haver mais abertura nas rádios e televisões (principalmente) para a divulgação do hip hop, assim como hoje acontece com o Kuduro, por exemplo, mas infelizmente isto não acontece, pelos motivos que todos nós sabemos.

 

4. Nos últimos tempos têm sido constantes as criticas de que os bloggers deviam ser mais selectivos nas músicas e informações que postam, porque muitos reclamam de por vezes fazem downloads de musicas sem pé nem cabeça “totalmente estranha”. O que tens a dizer sobre isso?

Percebo perfeitamente a preocupação destas pessoas e depois de uma conversa com o Vui Vui, decidi tentar ouvir as músicas antes de as passar para o blogIsto pode não dar certo de todo, porque com a qualidade da Internet que usamos, há que ter muita paciência para baixar as 1.500 músicas que nos enviam diariamente, sem contar que temos limites de downloadsPor outro lado, é chato alguém entrar para o blog a procura de boa música e depois de 3 downloads desistir do resto porque não encontrou boa música. Se calhar quem realmente merecia ser ouvido fica no barulho porque o internauta tem medo de baixar mais músicas que não lhe agradam.

 

5. Se tivesses que fazer uma avaliação do momento actual do Hip Hop Luso, como seria?

De 0 a 10 daria 8. Passamos a vida a reclamar do que não está bom que por vezes nos esquecemos de elogiar o que está bom. 2011 foi um grande ano e espera-se que 2012 supere. Os gigantes do hip hop português estão de volta, a geração de ouro do hip hop moçambicano preparam os seus álbuns, o hip hop brasileiro tem mostrado ao mundo muitos nomes talentosos, o hip hop angolano tem ganhado cada vez mais seguidores e vai ganhando cada vez mais espaço na lusofonia. Este ano também teremos grandes nomes de volta à estrada…

 

6. Nos dias de hoje os bloggers tem merecido uma certa “atenção” maior por parte dos rappers e não só…por outro lado parece de a cada dia surgem novos blogs baseados apenas em “Copy & Paste”. Concordas? O que tens a dizer sobre isso?

Isso é como tudo, se estiver na moda, muitos vão seguir. Pode não parecer, mas gerir um blog não é fácil… Exige tempo e dedicação. Se o blog for mesmo copy & paste, aos poucos o dono vai perdendo a motivação. A diversão disto tudo está em procurar a informação, fazer algum trabalho de investigação.

 

7. Noticias «negativas» e «positivas»…tens postado os dois lados da moeda ou fazes uma pré avaliação antes de postar qualquer informação de interesse publico mas que até certo ponto mancha a imagem do artista mesmo que por culpa dele?

Tento sempre ser imparcial, postando os dois lados da mesma moeda. Uma vez tive problemas com isso, mas não foi culpa minha. Na altura do beef entre o Tafinha e o Kid, eu postei as duas músicas do Tafinha logo que saíram, quase que de imediato e quando soube que o Kid iria responder, pedi que me dessem a música assim que estiver pronta para postar logo no blog e o pedido foi prontamente aceite. Acontece que a música não ficou pronta na data combinada e dois dias depois tive problemas com a minha Internet. A música decidiu ir às ruas no mesmo dia em que a minha Internet teve problemas, eu nem tinha noção de que a música já estava a rolar… Quando finalmente o problema foi resolvido, encontrei várias mensagens a criticarem-me porque não queria postar a música do Kid MC porque o Tafinha era meu “amigo”. Hehehehehehe, coisas de fãs.

 

8. A Compilação “Lusohiphop” vol.1 é pra mim a melhor já feita por um blog até agora. Pra quando o Volume 2 ou outra compilação ou Mixtape?

Uau, obrigado pela consideração. O ano passado tive a ideia de fazer o Volume 2, inclusive já tinha contactado alguns rappers, mas outros projectos foram surgindo e fui ficando sem muito tempo para me dedicar a ele. Mas quem sabe este ano faça alguma coisa parecida.

 

9. Tens alguma preferência no que toca a postagens?

Tenho sim, eu prefiro postar artigos elaborados/pesquisados pela minha equipa. É algo que eu sei que será exclusivo do meu blog.

 

10. Se tivesses que fazer uma lista dos 5 melhores blogs de “hip hop” de 2011 quais seriam.

Não vou incluir o meu e sem ser necessariamente nesta ordem, escolheria: Cenas Que Curto, Hip Hop Angolano, Blog do Madkutz, Balumukenu Hip Hop e Info Disponível.

 

11. Quais foram os três rappers que mais ocuparam os teus ouvidos em 2011?

Cfkappa, Ready Neutro e Hernâni da Silva.

 

12. Sei que não és rapper, mas queria saber se nunca pensaste em ser?

Já, na altura em que o Cfkappa começou a cantar, decidimos fazer uma música juntos… Há 4/5 anos que não saio da 4ª linha. Hahahahaha

 

13. Tem algum projecto ligado ao hip hop pra 2012?

Tenho mas por enquanto não posso revelar nada. #FYPMB

 

14. Conselho pro’s rappers e blogs lusófonos?

Aos rappers:

É impossível agradar a todos, nem todos vão gostar do vosso rap, apenas o façam com amor e dedicação. Não esperem que os blogs resolvam os vossos problemas, se querem ser ouvidos façam por merecer. O Hip Hop não está morto coisa nenhuma e quem o diz é porque esteve presente na tentativa de homicídio.

Aos bloggers:

Vamos tentar diversificar a informação que postamos nos nossos blogs, alguém há dias me disse que o blog não é só para postar músicas e essa pessoa tem razão (não vou revelar que foi o Brizzo quem disse isso). Vamos tentar fazer um trabalho com mais investigação e tentar trazer mais informações úteis ao pessoal. Mais respeito aos artistas e suas obras também.

 

skgvt16. O que achas do facto de os bloggers terem de pagar para irem reportar um espectáculo?

Como já referi acima, hoje em dia os blogs têm sido o maior veículo de comunicação entre os artistas e os seus fãs. Quando há um show, enviam-nos o panfleto publicitário para postarmos nos nossos blogs até a data do show.Eu acho que a promoção do evento deve ir até o “pós-show”. Repara que o internauta sabe que haverá um show no dia 14, por exemplo, e depois do dia 14 fica sem saber como é que foi o show.Aí, acho que da mesma forma que chamam as televisões ou as revistas para cobrirem o evento, deviam chamar também os bloggersEu não compro bilhete para ir a um show e depois publicar a minha opinião sobre o mesmo no meu blog. Se eu comprar o bilhete de um show, vou como espectador e não como blogger, não esperem que eu pague para fazer a promo de alguém. Só a título de exemplo, como reconhecimento do papel que os bloggers tiveram na campanha de promoção do seu álbum “Proibido Ouvir Isto”, o MCK ofereceu a cada um dos bloggers uma cópia do mesmo álbum. A cópia que tenho no meu carro, não foi comprada mas sim ofertada pelo próprio artista. É uma forma de reconhecimento, não quero dizer que todos os artistas deviam adoptar essa estratégia (mas seria fixe… Hehehehe)

 

15. Recado final…

O LusoHipHop não gira à volta do Kratos… Trabalho com o Tuly Mong, a Miss Djei, o Xtasy e de vez em quando o Cfkappa (pra alguma coisa tinhas que servir :-P). Cada um deles é parte importante no funcionamento deste blog e agradeço sempre a Deus por tê-los na minha equipa. Obrigado pela entrevista e continuem a visitar o www.lusohiphop.net.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib